sexta-feira, 30 de março de 2012

Páscoa Feliz

      A Páscoa representa a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra "páscoa" - do hebreu "peschad", em grego "paskha" e em latim "pache" - significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio da primavera.
      Para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar à Idade Média e lembrar que os antigos povos pagãos europeus, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Easter, em inglês, derivada de Eostre, deusa anglo-saxónica do amanhecer. Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo na mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor dos seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Os antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de os decorar para oferecer na Páscoa surgiu em Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los aos seus amigos e aliados.
      A festa da Páscoa passou a ser uma festa cristã após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na quinta-feira santa. Os fiéis cristãos celebram a ressurreição de Cristo e a sua elevação ao céu.
      A celebração da Páscoa começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Páscoa: é a chamada semana santa.

UMA PÁSCOA DOCE PARA TODOS!
                                

Sem comentários: