domingo, 25 de março de 2012

Leitura em viagem


Para se fazer uma viagem, é necessário um passaporte.




E foi exatamente por aí que começámos o nosso dia de viagem: identificar o nosso passaporte da leitura.



Depois, ficámos prontos para a viagem...



...Entretanto, os nossos velhos amigos do 1º ano do 1º ciclo da EB1 Luiza Neto Jorge, foram à sala C e viram a projeção do reconto que fizemos da história "O Gato e o Escuro" de Mia Couto.












A seguir, foi a nossa vez de ouvirmos uma história contada pela Filipa e, no final, fizemos uma bela pintura coletiva sobre a mesma.
 No espaço "Moçambique" houve grande animação:
O Gato, começado há vários dias, foi sendo completado e embelezado pelos vários "turistas" que por ali passaram.



 Transformou-se neste belíssimo exemplar de Pintalgato.


Já na área "Que medos eu ponho no meu escuro", a animação continuou e os medos foram variando com a idade e a imaginação dos "turistas".

Por fim, puderam explorar Moçambique no nosso mapa, consultar livros de animais que por lá habitam em liberdade e responderem a perguntas sobre tudo o que observaram.




Em toda esta movimentação,não se esqueceram de carimbar os passaportes antes do regresso!
 Viajámos também até à Guiné Bissau. Ouvimos a história "O Homem e a serpente" e descobrimos várias coisas sobre este país: as aldeias são como as de Moçambique e as escolas também. Ficámos a saber que na Guiné, tal como em Moçambique, também faz calor  e por isso, as paredes das escolas são de palhinha e não de tijolos como as nossas. Também não nos esquecemos do carimbo do passaporte.



Conclusão deste dia bem cansativo mas muito feliz: viajar é divertido e nas viagens, sejam elas grandes ou pequenas, é sempre possível fazer descobertas bem interessantes!

JI Marvila nº1 e EB1 Luiza Neto Jorge

Sem comentários: