segunda-feira, 26 de março de 2012

Ler+ em vários sotaques

EB1 dos Lóios

O dia 19 de março, foi um dia recheado de atividades na EB1 dos Lóios.
                                      
A Fantasia ajuda a formar a personalidade. Ler histórias, contos, fábulas e poesias para as crianças é o primeiro e o principal passo rumo ao amor que deve existir entre as pessoas e os livros. As crianças também têm que se divertir com as imagens, encantarem-se com as rimas, deslumbrarem-se com as histórias e, depois de tudo isso, sentirem-se motivadas para conversarem sobre o que leram ou ouviram, escreverem as suas próprias rimas e contos, dramatizarem e desenharem painéis que demonstrem as suas sensações e as versões das poesias degustadas.
A Literatura infantil facilitando o acesso ao mundo da fantasia e do fantástico, estimula não só a criatividade, como também a construção de uma identidade pessoal. Isso ocorre porque a arte fertiliza a imaginação das crianças.
          
Após a receção aos convidados, os alunos do 3º A brindaram-nos com "Dizer um poema", ilustrando as palavras com gestos expressivos.
          
Também o teatro na escola tem uma importância fundamental na educação. Permite ao aluno evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.
          
          
Foi o que fizeram de seguida os alunos do 3ºB ao apresentarem a peça "Hoje há teatro!"
Esta apresentação foi baseada no livro O Gato e o Escuro, de Mia Couto.
          
Todas estas atividades mereceram a atenção e os aplausos de todos quantos assistiram ao espetáculo.
          
A professora Luísa Moniz apresentou o livro de sua autoria - “Menino como eu”-
aos alunos desta escola.

Sem comentários: