quinta-feira, 22 de março de 2012

“O gato e o escuro”

JI Marvila N.º1 
                                      
Numa sala do jardim-de-infância, enquanto se apresentava o livro “O gato e o escuro” para em seguida se ler a história, deparámo-nos com um momento mágico, daqueles que vale a pena registar:

Educadora: – Este ano, o livro escolhido para a semana da leitura, intitula-se “O gato e o escuro” e é de um autor que nasceu em Moçambique e que tem um nome um bocadinho diferente. Chama-se Mia Couto.
Criança – Por isso escreveu o livro do gato!
Educadora – Sim? Porquê?
Criança – Então Mia... Miau!
                             
E se ler/ escrever é também “brincar com as palavras”, ninguém melhor do que as crianças para nos proporcionarem momentos mágicos como este!
E se ler é também embarcar nas palavras e viajar, vamos deixar que a imaginação nos guie para outros lugares, outros medos, outros sonhos...
Vamos descobrir e espreitar, curiosos, cada página!
          
          
No dia 20 de março, os alunos da escola EB 2/3 Damião de Góis, vestiram-se de negro, disfarçados de gatos e foram ao jardim-de-infância apresentar a dramatização da história “O gato e o escuro”.
                  
A assistir, entusiasmados, estavam os meninos do jardim-de- infância Marvila N.º1 e os alunos do 1º ano da escola EB1 Luiza Neto Jorge.
           
No fim da representação, além dos aplausos, houve tempo para os atores responderem a algumas questões colocadas pelas crianças que assistiram.
Porque é sempre bom haver esta troca, porque é sempre bom partilhar, conhecer e aprender... e “oferecer”, porque não há nada melhor do que um livro para nos fazer sonhar, obrigada, amigos da Damião de Góis!

1 comentário:

Anónimo disse...

ganda escola
ASS rui Santos 9A