segunda-feira, 9 de junho de 2014

Se eu fosse um tubarão

No dia 20 de março e no âmbito do Passaporte Escolar, visitámos o Oceanário.
Através de uma história contada pelo educador marinho e que lhe fora contada pelo seu avô, “Há muito, muito tempo havia um tubarão que dava tudo para ser uma sardinha", os alunos do JI Marvila nº1, ficaram a conhecer muito acerca destes animais.
 Foi desmistificado o seu papel de "predador do homem" e incutido a vontade de proteger estes peixes pelas características únicas que apresentam e pelo seu papel crucial nos ecossistemas.
Ficámos a saber acerca das várias espécies de tubarões e dos seus habitats, as suas características principais - como respiram, como se alimentam, como se deslocam e como se reproduzem, o seu sistema sensorial adaptado para a deteção e localização de presas e os perigos/ameaças que enfrentam.
O tubarão da história, não queria ser tubarão porque todos tinham medo dele e, numa aventura pelos oceanos, foi conhecer outros animais marinhos e perceber o que o torna tão especial.
Foi assim que conhecemos algumas características de outros animais como as lontras marinhas (mamíferos), os pinguins (aves) e os outros peixes.

No jardim de infância, realizámos a avaliação e os registos desta visita de estudo, assim como bonitos trabalhos de expressão plástica.


Sem comentários: