terça-feira, 3 de junho de 2014

O castelo da sala 7

PARTE II

Estava a chegar o inverno, foi oportuno falar das estações do ano, para que todos percebessem as alterações que iam decorrendo ao longo do ano.




O Inverno teve lugar no passeio seguinte. Conhecemos a canção para identificarmos melhor o clima e as roupas que usamos.
Num dia de chuva, descobrimos como se formam as nuvens e ficámos a conhecer o ciclo da água. Estávamos curiosos para saber o que iria acontecer à água que fervia na panela. Facilmente percebemos que evaporava e as bolhinhas de água que subiam ficavam na tampa caindo gota a gota. O nosso painel de inverno transformou-se num quadro, onde podíamos observar o ciclo da água.
Chegou a época mágica do ano – o Natal. Todos os dias sonhávamos com as prendas e com a chegada do Pai Natal.
A sala ia ganhando mais luz, alegria e muita paz porque todos trazíamos UM pedacinho de cada um destes ingredientes para que o nosso castelo fosse crescendo. Demos início ao presépio (a prenda que levámos para casa) que fizemos com rolhas de cortiça e sacos do pão (de papel).  

Gostámos de ouvir histórias de Natal,



fizemos o quadro do Advento com rolos de papel higiénico.
Pudemos experimentar as digitintas para fazer os anjinhos e.... que bem saíram!
Não quisemos deixar de decorar os postais e, com os garrafões que os pais e avós trouxeram, construímos a árvore de Natal.
Por fim, dedicámos um tempinho aos doces tradicionais e fizemos fatias douradas com o pão que sobrou dos nossos lanches.
Era o mês de falarmos sobre a nossa família e pintámos o pai, a mãe e todos quantos vivem na casa de cada um. Conhecemos o que é uma árvore genealógica. 
Interrompemos a nossa construção na escola, porque agora era importante descansar em casa alguns dias com a família.





                                                                                                                 (continua)

Sem comentários: