quarta-feira, 4 de junho de 2014

O castelo da sala 7

PARTE III

Regressámos em janeiro e continuámos a trabalhar e a brincar muito.

Aproveitámos os dias de sol para experimentar os triciclos novos e descobrir todo o  material novo que chegou para a nossa sala...
Iupiii! Finalmente podemos continuar a construir o nosso Castelo com ferramentas diferentes e novinhas em folha. E como vai ser divertido passear pelos caminhos de aprendizagem com tantas novidades!!! 
Não queríamos que o tempo terminasse, porque podíamos trabalhar com esponjas, tintas e jogos, inventar e reinventar e brincar muito.
 Voltámos a experienciar todos os passeios com mais entusiasmo porque ia chegando material que ajudava as torres do nosso castelo, a ficarem cada vez mais fortes. Assim iniciámos uma verdadeira orquestra com os novos instrumentos musicais.
 
Ouvimos Mozart, conhecemos o compasso binário e aprendemos os batimentos rítmicos com os “Little Einstein”.
Continuámos pelo passeio da música e da expressão motora e demos continuidade à prática de Yoga para podermos ficar mais tranquilos como a natureza quando as folhas caiem e o vento sopra devagar. 


Com muita música e grande animação, fomos caminhando para o carnaval. Os pais e os avós fizeram os fatos com material reciclável.  Cada um de nós representou um fruto, porque achámos muito importante mostrar qual o fruto de que mais gostamos e como é saudável comer fruta. O sol brilhou e nós desfilámos pelas diferentes ruas do nosso bairro.
Como somos verdadeiros artistas, visitámos o museu de Calouste Gulbenkian e trabalhámos a mistura das cores. Depois na sala 7, podemos experimentar a magia das cores enquanto pintávamos nas telas.

A nossa construção vai ficando cada dia mais perfeita. As torres vão crescendo e surgem surpresas todos os dias. Dias de sol e mais calor que nos permitiram descobrir uma experiência fabulosa – a horta e o jardim :
A terra foi cavada.
Depois, todos ajudaram a tirar as ervas e,
achámos muita piada às minhocas, podendo observar de perto como se deslocam e conhecer o seu habitat.
Semeamos feijões, batatas, alfaces, salsa e ainda plantámos coroas imperiais.
 Regámos tudo para que a horta e o jardim da sala 7 esteja bonito para receber a primavera.
Num destes dias maravilhosos e solarengos, nada melhor que um piquenique com os nossos colegas da sala 8. Como foi divertido!!! Deliciámo-nos perto das árvores com o sol a querer passar por entre os ramos e uma brisa fresca que soprava nas nossas caritas.
Agora, estamos a preparar o presente para o dia do Pai. Vejam como ficaram bonitas as t-shirts que os artistas da sala 7 pintaram. 



Também fizemos a canção do pai com algumas frases que cada um disse sobre o que pensava do seu pai.  (Música dos Beatles – “ Yellow Submarine”)

REFRÃO
O MEU PAI É O MEU SUPER HERÓI, 
O MEU SUPER HERÓI, 
O MEU SUPER HERÓI (BIS)

Ó papá tenho um segredo
Que hoje te vou contar
Quando vou p`rá cama à noite
Quero contigo sonhar.
(REFRÃO)
Paizinho brinca comigo
À bola ou ao pião
Gosto de brincar contigo
Pois és o meu campeão.
(REFRÃO)

Continuamos a descobrir construindo e, construindo, continuaremos a descobrir...

                                                                                                    (Texto e fotografias de Marina Seroto)

1 comentário:

Unknown disse...

Hi There, I seen your few blogs of school but, i wanted to know if you got pictures dating at 2003-2004 of that school students studying.