sábado, 19 de maio de 2012

Museu da Marioneta

Todas as crianças deveriam poder brincar.
A brincadeira contribui para o processo de socialização das crianças, oferecendo-lhes oportunidades de realizar atividades coletivas livremente, além de ter efeitos positivos para o processo da aprendizagem, estimulando o desenvolvimento de habilidades básicas e a aquisição de novos conhecimentos.
   
As brincadeiras, aparentemente simples, são fontes de estímulo ao desenvolvimento cognitivo, social e afetivo da criança; também é uma forma de auto-expressão.
Brincar, é importante para o desenvolvimento físico e psíquico de qualquer criança.    
Assim, as marionetas surgem como um meio privilegiado para essa brincadeira, pois permitem desenvolver várias áreas fundamentais:estimulam a expressão e a comunicação, permitindo à criança falar através de um objeto - o fantoche ou marioneta; permitem desenvolver a criatividade, pois as crianças criam as suas próprias personagens; promove a auto-estima e a confiança pois, através de uma marioneta, as crianças mais frágeis ou tímidas propõem-se falar e entrar na brincadeira.
             
Existem vários tipos de marionetas: as marionetas de fio, de vara, de luva, (mais conhecidas por fantoches) de dedo, enfim, uma infinidade que permitem explorarem o imaginário infantil como nenhum outro objeto.
   
E foi com este intuito que nos deslocámos ao Museu da Marioneta, em Lisboa. Aí, as crianças tiveram oportunidade de conhecer vários tipos de marionetas, de manipularem fantoches e de aprenderem a fazer sombras.
                                          

                                                                       JI Marvila nº1

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