segunda-feira, 2 de junho de 2014

O castelo da sala 7

PARTE I


Todos nós podemos construir o Castelo das nossas vidas.


Na sala 7 foi assim:

Demos início à construção do nosso Castelo com o projeto “À Descoberta...”, em setembro, quando nos começávamos a conhecer e nos descobríamos.
As pedras que iriam servir para construir um Castelo forte e com segurança, eram as pedras que cada um ia trazendo para a nossa sala.
Todos sabíamos que o Castelo iria construir-se com 25 pequenas torres, formadas por sorrisos, inteligências, birras, agressividade, traquinices, beleza, amor, alegria, lágrimas e diferenças.
Outras duas torres maiores, completariam esta construção, porque trariam consigo conhecimento, paciência, amor, sensatez, liderança, alegria, sorrisos e diferenças. Se assim não fosse, as outras torres nunca poderiam construir-se.
Parecia quase o Castelo da Cinderela no Magic – Kingdom (Walt Disney World).
Então, mãos à obra! Era urgente começar a limar as pedras para que todas pudessem formar grandes e belas torres de um Castelo, com jardins e passeios de aprendizagem.
Fomos fazendo a massa que iria unir todas as pedras, para que cada uma, com as suas caraterísticas, fizesse parte desta bela construção.
Começámos por ir  pelo passeio que nos mostrou as regras, os novos amigos , a professora e todos os outros adultos. Uma vida tão diferente e com tanta graça!
A sala 7 foi À Descoberta do outono....
E quantas coisas descobrimos... o clima, as folhas com tantas formas, cores e texturas diferentes que nos permitiram iniciar o encontro com  a matemática.                                                                    
Depois, conhecemos o vestuário adequado para usar nesta estação do ano. Foi muito importante para nós, falar da alimentação saudável porque todos começámos a gostar de comer fruta pouquinho, a pouco, íamos aprendendo a comer  os legumes e a sopa.                     
No passeio das experiências  fizemos tarte de maçã.

RECEITA:
Ingredientes

            Ovo: 2
            Margarina: 125 g
            Farinha: 150 g
            Açúcar: 125 g
            Fermento: 1 colher de chá
            Maçã: 3 descascadas sem caroço.

Preparação
Bate-se as gemas juntamente com o açúcar e junta-se a manteiga derretida. Depois de bem batida, junta-se as claras em castelo e, finalmente, a farinha e o fermento. Deita-se a massa numa forma untada e polvilhada com farinha, cobre-se com maçã cortada às fatias médias. Vai ao forno a cozer a 180ºC, durante 40 minutos (aproximadamente). Retira-se e deixa-se arrefecer antes de servir.

Trouxemos de casa receitas de alimentação saudável e não saudável. Com  o tema do outono e da alimentação,  pudemos dar início ao desenvolvimento da linguagem oral e  iniciação à escrita,
expressão plástica,
e  expressão motora.
 Chegou o dia de S. Martinho – ouvimos a lenda, vimos as castanhas dentro e fora dos ouriços, assámos castanhas e fizemos um magusto. Foi giro entrar pelo conhecimento do mundo mais uma vez, pela expressão plástica e pela música...


Fizemos a história da Maria Castanha em formato 3D.
No Hallowen, decorámos a nossa sala. Aprendemos a fazer bruxinhas de tecido, aranhas em origami, gatos e morcegos.
 
Depois, como as aprendizagens não acontecem só dentro da sala, fomos saber onde e como podíamos comprar a abóbora do Hallowwen. Fomos a pé ao supermercado e pagámos a nossa abóbora.
Foi a nossa primeira saída.
Na sala, decorámos a abóbora e ficámos a conhecer mais uma tradição.
Depois, Jogámos às doçuras e travessuras
e fizemos compota de abóbora com noz.
O tempo foi passando e tudo se transformava como num conto de fadas...
                                                                                                                                              (continua)

Sem comentários: