terça-feira, 5 de março de 2013

Visita de Estudo ao Pavilhão do Conhecimento

No dia 20 de fevereiro, a turma do 4.ºA da Escola E.B.1 dos Loios visitou o Pavilhão do Conhecimento.
A turma foi dividida em dois grupos e cada um realizou uma das atividades: “A Cozinha é um laboratório” ou “ Laboratório – vamos fazer sabonetes”.
     A atividade “Laboratório – vamos fazer sabonetes” baseou-se na importância de lavarmos bem as mãos antes das refeições. Entrando numa viagem ao mundo dos micróbios percebemos que eles fazem parte da nossa vida e que estão por toda a parte.
De luvas nas mãos, sentimo-nos verdadeiros cientistas, em busca de micróbios para realizarmos uma experiência com placas de cultura que trouxemos para a nossa sala de aula. Terminámos a atividade a produzirmos os nossos próprios sabonetes.
É tão fácil! Basta juntarmos glicerina, óleo de amêndoas doces e um pouco de perfume!
    
      A atividade “A cozinha é um laboratório” consistiu na exploração da importância gastronómica e nutricional das plantas (raízes, caules, folhas, flores, frutos e sementes) e no se contributo para hábitos de alimentação saudável. Aprendemos, entre outras coisas, que “fruto” e “fruta” não são a mesma coisa.
A atividade foi dividida em duas partes: primeiro tivemos uma conversa sobre a composição das plantas, a sua função e a sua importância e, por fim, confecionámos uma pizza de vegetais, construindo uma receita original e saborosa com ingredientes de todas as partes das plantas.
Foi uma manhã bem passada.

Sem comentários: