segunda-feira, 30 de abril de 2012

Um mundo a cores

Integrado nas comemorações do mês das bibliotecas escolares, decorreu no passado dia 26 de Abril no JI Marvila nº1, um atelier de ilustração dinamizado pela ilustradora Rute Reimão e promovido pela Câmara Municipal de Lisboa.
  

O workshop apresentado pretendeu, com recurso a cores e a   notas musicais, explicar de forma fácil e divertida o conceito da biodiversidade que, genericamente, é a soma de todas as formas de vida que habitam o nosso planeta, sendo ela responsável pelo equilibrio e estabilidade de todos os ecossistemas.        
Ora, nas várias expressões artísticas (no caso, a pintura e a música) é da conjugação das várias notas musicais e cores que nascem as grandes "obras".
                         
                                                                                                                  
Partindo de uma música, as crianças foram convidadas a identificar as várias notas que integravam a melodia, a ligá-las a uma das cores primárias (azul, vermelho, amarelo, preto) e a desenharem as personagens da música.
Tal como na natureza, foi esta complementaridade de cores e de sons que ajudou a criar estas obras de que todos, concerteza se orgulharam.
             
Este workshop teve o acompanhamento musical ao vivo com a duração de duas horas.
Todo o material foi fornecido pela equipa.

Sem comentários: