terça-feira, 29 de maio de 2012

Projeto “Vamos construir o nosso Jardim Botânico”

 No âmbito do projeto “Vamos construir o nosso Jardim Botânico”, as atividades realizadas pelos alunos da EB2,3 Damião de Góis no Dia Mundial da Floresta, tiveram destaque numa página dedicada à Educação Multimedia "VIDUCATE".


domingo, 27 de maio de 2012

A Escola Pró-Ambiente

O Escola Pró-Ambiente é um programa de Educação Ambiental da Direção Municipal de Ambiente Urbano, da Câmara Municipal de Lisboa.
Este ano letivo, desenvolveu vários concursos destinados a todos os alunos do 2º. e 3º. Ciclo de Lisboa.
           
Os alunos do 6ºA da EB2,3 Damião de Góis, participaram com entusiasmo nesta atividade, construindo uma árvore, reutilizando garrafas de plástico.
     
A temática do Concurso inseriu-se na problemática da preservação do Ambiente, tendo como subtema: “A prevenção na produção de resíduos, a reutilização de materiais recicláveis, o aproveitamento de produtos criados na natureza e o Desenvolvimento Sustentável.”
A participação no Concurso “Construções Ambientais” foi feita através da elaboração de um trabalho a partir de materiais de desperdício e materiais oriundos da natureza.
     
Esta atividade teve como principal objetivo explorar temáticas relacionadas com o Desenvolvimento sustentável (alterações climáticas, biodiversidade, energias renováveis, tratamento de resíduos, entre outros).
Concorreram  11 escolas, com um total de 23 trabalhos.
As escolas vencedoras foram as seguintes:

1º Lugar-Liceu Francês Charles Lepierre
2ºLugar-Colégio D. Maria Pia 
3ºLugar-Escola Básica 2,3 Damião de Góis

quinta-feira, 24 de maio de 2012

O Teatro do "Coelhinho Branco"

Este trabalho, surgiu na sequência da visita de estudo ao Museu da Marioneta: combinámos contar uma história à sala A e B, animada com sombras.
A história escolhida foi “O Coelhinho Branco” e, para a ilustrarmos, dividimos tarefas: quem faz o quê?
De seguida, elaborámos os projetos das personagens.
      Deitámos mãos à obra e, numa folha, desenhámos a personagem de cada um. 
      
Criámos estas personagens com a técnica que aprendemos no museu: desenhámos no acetato e, seguidamente, colámos-lhe papel celofane colorido.
     
 Para virem a assistir ao teatro, tivemos que mandar convites para a sala A e para a sala B.
             
No dia do nosso espetáculo, estávamos um pouco nervosos mas… correu tudo bem! 
Parabéns aos meninos da sala C!

segunda-feira, 21 de maio de 2012

Semana Gastronómica da Sopa

Iniciou-se hoje, na EB1 dos Lóios, a semana Gastronómica da Sopa.
        
A sopa tem uma enorme importância na nossa alimentação, não só pela variedade dos nutrientes que nos fornece mas também pelos benefícios que desencadeia a nível funcional.
      
Uma sopa é habitualmente um "prato" de digestão fácil, extremamente saciante devido à variedade de alimentos e tipo de nutrientes que contém, ao seu volume e à temperatura em que é consumida. Estes aspetos são também muito importantes na regulação do apetite, o que torna a sopa um prato de eleição na abertura das refeições.
            
No âmbito do Projeto de Educação Alimentar e Promoção da Saúde, o Departamento de Educação/ Divisão de Apoio Sócio-Educativo promoveu em conjunto com a Uniself o Concurso “Semana da Sopa”.
Os alunos da EB1 dos Lóios, concorreram com receitas de sopas saudáveis.
As 5 receitas vencedoras serão confeccionadas neste estabelecimento de ensino e servidas aos alunos durante a semana de 21 a 25 de maio. 

domingo, 20 de maio de 2012

Marionetas

Fomos ao museu da Marioneta e ficámos fascinados com tudo o que vimos nas paredes e com a mala de viagem que, em cada paragem, se abria. Lá de dentro, saíam marionetas que contavam uma nova história.   
   
No atelier, fizemos a descoberta do que são marionetas: as de fios que sempre conhecemos como tal e, também as máscaras, as sombras chinesas, os fantoches, incluindo aqui os de dedo, de que tanto gostamos. Têm um nome muito engraçado “dedoche”.
               
Cada um de nós, construiu uma marioneta. Foi uma sombra chinesa muito colorida e que experimentámos lá, para termos a certeza que funcionava bem.

    Na sala, construímos “avestruzes”. São marionetas de fios e são difíceis de manobrar.  Já conseguimos pô-las a dançar como umas tontas!...
                         
Mas que ficaram lindas, não há dúvida!
                                                                                                                                            JI Marvila nº1