sexta-feira, 30 de março de 2012

Páscoa Feliz

      A Páscoa representa a passagem de um tempo de trevas para outro de luzes, isto muito antes de ser considerada uma das principais festas da cristandade. A palavra "páscoa" - do hebreu "peschad", em grego "paskha" e em latim "pache" - significa "passagem", uma transição anunciada pelo equinócio da primavera.
      Para entender o significado da Páscoa cristã, é necessário voltar à Idade Média e lembrar que os antigos povos pagãos europeus, nesta época do ano, homenageavam Ostera, ou Easter, em inglês, derivada de Eostre, deusa anglo-saxónica do amanhecer. Ostera (ou Ostara) é a Deusa da Primavera, que segura um ovo na mão e observa um coelho, símbolo da fertilidade, pulando alegremente em redor dos seus pés nus. A deusa e o ovo que carrega são símbolos da chegada de uma nova vida. Os antigos povos pagãos comemoravam a chegada da primavera decorando ovos. O próprio costume de os decorar para oferecer na Páscoa surgiu em Inglaterra, no século X, durante o reinado de Eduardo I (900-924), o qual tinha o hábito de banhar ovos em ouro e ofertá-los aos seus amigos e aliados.
      A festa da Páscoa passou a ser uma festa cristã após a última ceia de Jesus com os apóstolos, na quinta-feira santa. Os fiéis cristãos celebram a ressurreição de Cristo e a sua elevação ao céu.
      A celebração da Páscoa começa na quarta-feira de cinzas e termina no domingo de Páscoa: é a chamada semana santa.

UMA PÁSCOA DOCE PARA TODOS!
                                

quarta-feira, 28 de março de 2012

Circuito de leitura e escrita

EB1 dos Lóios

Durante a semana da leitura, os alunos divertiram-se com as imagens, encantaram-se com as rimas, deslumbraram-se com as histórias e, depois de tudo isso, sentiram-se motivados para conversarem sobre o que leram ou ouviram. Escreveram, dramatizaram, desenharam, cortaram, colaram, pintaram… Enfim, no seu mundo de fantasia, demonstraram através da criatividade, emoções e aprendizagens.
                                     
                                     
Surgiu assim um livro, iniciado pelos alunos da EB1 dos Loios e que irá circular pelos vários estabelecimentos de ensino a fim de ser completado.
          
Aguardem pelas novidades!

segunda-feira, 26 de março de 2012

Ler+ em vários sotaques

EB1 dos Lóios

O dia 19 de março, foi um dia recheado de atividades na EB1 dos Lóios.
                                      
A Fantasia ajuda a formar a personalidade. Ler histórias, contos, fábulas e poesias para as crianças é o primeiro e o principal passo rumo ao amor que deve existir entre as pessoas e os livros. As crianças também têm que se divertir com as imagens, encantarem-se com as rimas, deslumbrarem-se com as histórias e, depois de tudo isso, sentirem-se motivadas para conversarem sobre o que leram ou ouviram, escreverem as suas próprias rimas e contos, dramatizarem e desenharem painéis que demonstrem as suas sensações e as versões das poesias degustadas.
A Literatura infantil facilitando o acesso ao mundo da fantasia e do fantástico, estimula não só a criatividade, como também a construção de uma identidade pessoal. Isso ocorre porque a arte fertiliza a imaginação das crianças.
          
Após a receção aos convidados, os alunos do 3º A brindaram-nos com "Dizer um poema", ilustrando as palavras com gestos expressivos.
          
Também o teatro na escola tem uma importância fundamental na educação. Permite ao aluno evoluir a vários níveis: na socialização, criatividade, coordenação, memorização, vocabulário, entre muitos outros.
          
          
Foi o que fizeram de seguida os alunos do 3ºB ao apresentarem a peça "Hoje há teatro!"
Esta apresentação foi baseada no livro O Gato e o Escuro, de Mia Couto.
          
Todas estas atividades mereceram a atenção e os aplausos de todos quantos assistiram ao espetáculo.
          
A professora Luísa Moniz apresentou o livro de sua autoria - “Menino como eu”-
aos alunos desta escola.

domingo, 25 de março de 2012

Leitura em viagem


Para se fazer uma viagem, é necessário um passaporte.




E foi exatamente por aí que começámos o nosso dia de viagem: identificar o nosso passaporte da leitura.



Depois, ficámos prontos para a viagem...



...Entretanto, os nossos velhos amigos do 1º ano do 1º ciclo da EB1 Luiza Neto Jorge, foram à sala C e viram a projeção do reconto que fizemos da história "O Gato e o Escuro" de Mia Couto.












A seguir, foi a nossa vez de ouvirmos uma história contada pela Filipa e, no final, fizemos uma bela pintura coletiva sobre a mesma.
 No espaço "Moçambique" houve grande animação:
O Gato, começado há vários dias, foi sendo completado e embelezado pelos vários "turistas" que por ali passaram.



 Transformou-se neste belíssimo exemplar de Pintalgato.


Já na área "Que medos eu ponho no meu escuro", a animação continuou e os medos foram variando com a idade e a imaginação dos "turistas".

Por fim, puderam explorar Moçambique no nosso mapa, consultar livros de animais que por lá habitam em liberdade e responderem a perguntas sobre tudo o que observaram.




Em toda esta movimentação,não se esqueceram de carimbar os passaportes antes do regresso!
 Viajámos também até à Guiné Bissau. Ouvimos a história "O Homem e a serpente" e descobrimos várias coisas sobre este país: as aldeias são como as de Moçambique e as escolas também. Ficámos a saber que na Guiné, tal como em Moçambique, também faz calor  e por isso, as paredes das escolas são de palhinha e não de tijolos como as nossas. Também não nos esquecemos do carimbo do passaporte.



Conclusão deste dia bem cansativo mas muito feliz: viajar é divertido e nas viagens, sejam elas grandes ou pequenas, é sempre possível fazer descobertas bem interessantes!

JI Marvila nº1 e EB1 Luiza Neto Jorge